domingo, 8 de maio de 2011

Vettel desfila e Ferrari atrapalha Felipe Massa

Sebastian Vettel venceu mais uma. E desta vez com dobradinha da RBR, a primeira do ano, com Mark Webber ocupando o segundo lugar. Fernando Alonso completou o pódio.


 Vetell já havia dito após os treinos classificatórios que o GP da Turquia seria muito disputados e com muitas ultrapassagens da segunda posição para trás, e assim foi.  O alemão liderou de ponta a ponta enquanto lá atrás disputas emocionantes eram travadas inclusive entre companheiros de equipe como Lewis Hamilton e Jenson Button.

O calor da Turquia causou um desgaste maior dos pneus no circuito de Istambul, o que deixa as equipes indecisas quanto ao número de paradas: três ou quatro?

Resumindo a corrida
Nico Rosberg largou bem e tomou a segunda posição de Mark Webber, que foi ameaçado por Lewis Hamilton, mas Hamilton também era pressionado por Fernando Alonso. O inglês acabou cometendo um erro e foi ultrapassado por Alonso e pelo companheiro de equipe Jenson Button.

Felipe Massa se beneficiou do toque entre Vitaly Petrov e Michael Schumacher e levou o piloto da Mercedes para os boxes para trocar o bico do carro. Webber recuperou a segunda posição e passou Rosberg que também foi ultrapassado por Alonso.

E enquanto Button e Hamilton disputavam o quinto lugar Felipe Massa tirava a diferença de tempo se aproximando deles. Massa passou Hamilton e entrou nos boxes, seguido do inglês. Mas o trabalho da Scuderia tem deixado muito a desejar e o inglês voltou à frente do brasileiro. Massa também foi pressionado por Button. Mas para Massa a corrida ficou mais difícil depois de um pit stop muito lento. Chegou no 11° lugar, fora da zona de pontuação.

A Willians não teve bom desempenho e Rubens Barrichello foi só o décimo quinto. Longe de toda essa confusão estava Vettel, líder absoluto.

Red Bull: a melhor equipe
Parece óbvio dizer que a Red Bull é a melhor equipe já que Vettel venceu três dos quatro GP`s disputados e seus pilotos protagonizaram  a primeira dobradinha do ano. O fato é que a RBR não tem só bons pilotos, mas da condição para que eles possam fazer um bom trabalho.



O carro desenvolvido por Adrian Newey é veloz (mesmo quando não usava o Kers) e constante, diferente da Ferrari que se dá melhor na corrida do que nos treinos e melhor do que a MCLaren, equipada com excelente motor Mercedes.

Outra diferença é o trabalho nos boxes da equipe austríaca. Enquanto os pit stop de Vettel e Webber duravam pouco mais de três segundos e foram perfeitos, sem erros. Ferrari e McLaren eram pelo menos dois segundos mais lentas e comprometeram a corrida para Massa e Hamilton respectivamente.
A RBR valoriza o trabalho dos pilotos na pista fazendo um ótimo trabalho nos boxes, é, portanto a melhor equipe.

Agora é esperar duas semanas pelo Grande Prêmio da Espanha.

Por Eneias Mutte

Nenhum comentário:

Postar um comentário