quarta-feira, 18 de maio de 2011

Imprudência a principal geradora de acidentes

A quantidade de acidentes aumenta o cada dia na região do Vale do Itajaí. Para se ter uma idéia de acordo com o site do Detran 31,71 % das infrações em 2010 foi Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%.A velocidade virou uma febre em nosso tempo. Infelizmente a grande causa de mortes no transito e causada pela imprudência dos motoristas. Carros cada vez mais velozes, estradas esburacadas, pessoas estressadas, congestionamento, uma receita para o caos. 

O transito acaba se tornando um reflexo da sociedade em que vivemos. Xingamentos, buzinadas gestos ofensivos e até agressões físicas é possível observar, ao trafegar pelas estradas e ruas das cidades da região. No sábado em Gaspar aconteceram três acidentes sem vitimas fatais, mas com ferimentos graves.

Um dos   acidentes ocorreu por volta das 17h, na Rua Anfilóquio Nunes Pires, envolvendo um Fiat Uno, com placas de Ibirama e um Gol, com placas de Gaspar. O motorista do Uno ficou preso às ferragens e os Bombeiros precisaram usar o desencarcerador para resgatar a vítima. O motorista do Gol, de acordo com relatos, possivelmente estava embriagado. 

O álcool  e  um grande provocador de acidentes mas   fica atrás do abuso na velocidade.De acordo com Detran, em 2010 foi registrado 1.238.974 infrações no estado deste total quase 600 mil por  excesso de velocidade.É fato que muitas das infrações não são computadas e não aparecem em registros  de nenhum órgão público.Se um dia em uma hora paramos em uma avenida ou estrada, em instante iremos verificar porque esse numero é tão expressivo.Esse vídeo abaixo mostra um carro a 185 km/h indo para Itajaí. 



Vídeos como esses são comuns na internet. A maioria em carros populares que seus donos tentam mostrar o quanto atinge sua maquina. Existem situações de carros potentes ,mas a maioria é mais discreto,mas devem pisar fundo só não  publicam suas “façanhas”.Hoje não precisa ter um carro potente para correr ,carros 1.0 chegam fácil  nos 160 km/h. A maioria dos carros podem chegar a 100km/h a partir da inércia em 25 segundos isso brincado ,quando alguns não levam nem 10 ou 3 segundos.Nos comerciais de TVs saltam aos olhos  carrões  em alta velocidade  e despertando olhares das pessoas,filmes mostram mocinhos voando  em bólidos, clássicos ou superesportivos ,jogos de corrida incentivam a sairmos na estrada e acelerar.

Agora diante dos acontecimentos  que vem se repetindo ao nosso redor, seria legal tirarmos o pé. Velocidade é algo fascinante,emocionante e provoca  uma sensação de liberdade ,mas  isso deve ser feito num lugar correto e na hora certa e com a cabeça fria.Em Indaial no kart clube Indaial e  em Balneário Camboriú  no Kart In Door   é possível  sentir a sensação de velocidade de modo seguro e divertido.

Convide os  amigos ou a família e passe algumas horas disputando uma corrida de Kart. Para finalizar um vídeo educacional da Irlanda do Norte   sobre o excesso de velocidade.Esse vídeo é forte mas é o que acontece quando se abusa da velocidade , devia ser colocado ou feito algo parecido e transmitido em rede Nacional.A mais uma coisa, se beber chame um Taxi.

Por Wilson Pereira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário