quinta-feira, 14 de maio de 2015

O que era para salvar está matando


Uma arma, mas é blog de automóveis? É sim, mas as mortes que estão sendo causada por esse dispositivo que dizem tão seguro está matando e muito. Problema: reação química inflamadores e o não acionamento do dispositivo e por ai vai.


Não confie em “pilotar” como um louco achando que o arbag vai lhe salvar, por que não vai. Somos-nos seres humanos e não Dummy. não temo parafusos nas junções e não somos inanimados.  Mas alguém pode dizer,mas e o melhor que chegaram para segurança nos carros. Será?   Os comerciais e os vídeos mostram um boneco bem protegido pelo balão de ar milagroso e salvador. Mas lembre apenas o vídeo que deu certo e vinculado.



Vários sites de automóveis do mundo e até mesmo do Brasil noticiariam essa semana o recal nos arbags e o total chega perto de 36 milhões contados desde 2008. A Honda cinco milhões de veículos Toyota e Nissan juntas mais 6,5 milhões. No Brasil, o problema afetou mais de 50 mil veículos fabricados por Toyota, Nissan e Honda.  Mas isso é muito pouco ou nem é divulgado. Ou seja, não estão verificando a quantidade de pessoas que morrem por aqui com carros com arbags.
Uns não acionam o dispositivo em caso de batidas, outro tem uma reação química desproporcional que acabam explodindo o arbag matando a pessoa não pela batida, mas pela explosão do dispositivo que deveria salvar vidas.

O que os  airbags deveriam fazer

Airbags são bolsas que inflam rapidamente em caso de acidentes, protegendo cabeça e toráx dos passageiros contra impactos em partes do veículo e entre os próprios ocupantes.
O equipamento é acionado pela desaceleração violenta  quando ocorre a batida. Que aciona sensor que  identifica quando a velocidade varia pelo menos 20 quilômetros por hora em um curto espaço de tempo - como em uma colisão.



 O sensor  é uma das três partes principais partes  do airbag. Além dele tem-se a bolsa, que infla, e os elementos químicos, que reagem para fazê-la encher. Assim que chega o sinal do sensor  elétrico, inicia-se a reação química entre nitrato de potássio e nitreto de sódio. Os compostos oxidam, formando nitrogênio, gás que se expande a uma velocidade de aproximadamente 300 quilômetros por hora e infla a bolsa em menos de um segundo.

No momento em que o airbag abre, percebe-se a presença de uma nuvem de pó branco no interior do carro que é um talco usado para evitar que as dobras dificultem a abertura em caso de acidente. A bolsa é cheia de furinhos começa a desinflar logo depois de encher. Bom ele foi feito para funcionar assim. Mas como uma peça pode não funcionar.



Infelizmente no Brasil carros batidos não são periciados, e comuns em vários acidentes após a batida um guincho vim e recolher o veiculo tendo morte ou não. Comum também se colocar a culpa da morte na imprudência e muito pouco em falha mecânica ou defeito de fabricação.
Todo o produto tem defeitos, um carro com defeito é uma arma não com seis balas oito ou 10 pode ate ser  ter Metralhadora Fim M249 com 100 balas. Use sua imaginação o que um  carro desgovernado é capaz de fazer.

A próxima vez que for pegar a estrada olhe para seu volante e painel e lembre ali pode existir uma bomba ou o seu anjo da guarda. Então não arisque dirija com prudência ou compre o carro que quebrou a maquina de teste.


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