sábado, 31 de janeiro de 2015

Passat ,o vento persistente

Em 1973 o Passat chegava ao mercado alemão, iniciando assim sua história de sucesso. O nome Passat, é de um vento persistente  que sopra na  Europa, foi batizado por dar a ideia de velocidade.

Fotos: Ivan Luchtenberg

Em toda história de sucesso sempre há algo que faz a diferença. No auge econômico a Volkswagen Alemã adquiriu duas fabricas de automóveis, Audi e NSU. Na época a Audi possuía o Audi 80 e  VW K70  e NSU tinha o Ro80. 

 Audi 80                   VW K70                      NSU Ro 80
A  VW precisava criar um novo sedã médio e entregou ao gênio  Giorgio Giugiaro, a missão de modificar o desenho do Audi 80 para que a própria VW produzisse um modelo feito sob a mesma plataforma.  Foi moleza para Giugiaro que modificou apenas a parte traseira da carroceria do Audi 80, criando um fastback . E assim surgiu o Passat.

No dia 02 de dezembro de 1988, a Volkswagen suspendeu a produção do Passat no Brasil.Deixando saudades na sua imensa legião de fãs.  Nos seus 14 anos de produção, 897.829 unidades foram fabricadas, incluindo as destinadas a exportação. Para o Brasil 676.819 unidades forma destinadas.

Mas entre as unidades produzidas a os remanescentes como esse Passat GTS pertencente à Rudinei Muller. Rudinei comprou o carro no ano 2000. Após a compra o carro passou por uma reforma completa. E nesse dez anos muitas melhorias vem sendo feitas.


O Passat 88 GTS, vermelho Royal com interior todo em couro e Bancos recarro. Mas o grande morra desse Passat de aparência comportada está no motor.Um AP 1.8 com pistão e biela forjada e sistema de injeção fueltech bicos Trick Flow, 4 bobinas individuais,turbina 5063.






Para parar essa maquina conta com freios a disco nas 4 rodas.  Velocidade final na época de lançamento de acordo com própria VW era 180 km/h sem dificuldades
A velocidade final desde GTS com motor aberto e turbinado  por fica por conta da sua imaginação. Só posso dizer que a maquina voa legal.

O Passat no Brasil

Em junho de 1974, apenas um ano após o lançamento na Alemanha, o Passat chegava ao Brasil. Inicialmente foi oferecido apenas com duas portas, nas versões básica, L (Luxo) e LS (Luxo Super). Refrigerado a água, tração dianteira motor 1.5 65 cv. No fim de 1974, a versão 4 portas foi lançada (já como modelo 75), ampliando o leque de opções ao comprador. Porém, a aversão do consumidor brasileiro aos carros de 4 portas não fez dessa versão de carroceria um sucesso de vendas, sendo hoje um modelo raro de ser encontrado.

Passat 1974
 Neste ano, o Passat conquistou o seu primeiro título de "Carro do Ano", pela revista Auto Esporte O ano de 1976 foi um marco na história do Passat. Neste ano, ocorreu o lançamento da versão TS (Touring Sport). A versão esportiva do Passat tinha motor 1.6, de 80 cv, carburador Solex duplo alemão e frente de quatro faróis redondos. Uma faixa preta cruzava a lateral do TS, um pouco abaixo das maçanetas.Foi um sucesso, sendo o sonho de consumo dos jovens da época. Se tornou o esportivo da VW, apressando o fim do saudoso SP-2.

Passat 1979
A primeira reestilização veio em 1979, a segunda reestilização ocorreu em 1983, quando o Passat teve sua frente novamente alterada, passando a utilizar quatro faróis quadrados. As setas retornaram aos pára-choques, sua posição de origem, e olhos de gato na cor âmbar passaram a ocupar as extremidades onde antes ficavam as setas. O motor 1.5 foi aposentado, ficando o 1.6 como única opção disponível. O lendário TS foi substituído pelo GTS (Gran Touring Sport). A versão GLS (Gran Luxo Super) foi lançada e ficou por pouco tempo no mercado.

Passat 1983
As versões foram rebatizadas em 1984, passando a se chamar Special, LS Village, LSE Paddock e GTS Pointer. No meio do ano, o Passat GTS Pointer recebia, enfim, o motor 1.8, se tornando, assim como foi o TS, um dos mais cobiçados esportivos nacionais. Novas mudanças em 1985: o Passat ganhava pára-choques envolventes (como  GTS vermelhor Royal acima) e novas lanternas, ficando com uma aparência mais moderna. Por dentro, um novo painel. O câmbio passou a ter 5 marchas. As versões de 3 portas e LSE Paddock foram extintas. Em 1986, os motores 1.6 MD-270 foram substituídos pelo AP-600 e o AP-800 deu lugar ao AP-800S. Em junho de 86, um excedente de versões LSE destinadas ao Iraque foi oferecido ao mercado nacional. O Passat deveria ter saído de linha já em 1985. Isso só não ocorreu em decorrência do contrato de exportação firmado com o Iraque na época.  Como  dito no inicio no  dia 02 de dezembro de 1988, a Volkswagen suspendeu a produção do Passat no Brasil.

Fonte: www.hpdopassat.com.br
           www.autozeitung.de/

Um comentário:

  1. sou fa de passat tenho dois um flash 87 e um sport 84 s os melhores carros q conheço pois tenho confiança neles ao dirigir tem muita estabilidade e conforto!parabens pela maquina

    ResponderExcluir