terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Fusca a lenda automotiva

Dia 20 de janeiro  é comemorado   o dia Nacional do Fusca. Seja original, customizado, antigo restaurado , modificado, sempre será um fusca. 


Um carro que muitos fazem piadas. Lembrado até mesmo em sermões sobre prosperidade e discursos entusiasmado de sucesso, na maioria das vezes visto como um problema algo que incomodava. 
Podemos que dizer que de certo modo sempre teve uma manutenção maior que os outros automóveis, mas simples e com custo baixo. Mas como na vida nem todo mundo é igual há aqueles que amam essa criação de Ferdinand Porsche, ou como dizem alguns que idealizador seja  Joseph Ganz.

Esse engenheiro automotivo austríaco (Porsche) trabalhava com sua equipe em projetos inovadores no setor automobilístico e num desses projetos estava o fusca. O financiamento do projeto o Hitler, bla,bla bla , que se danem o importante e que o mundo ganhou um carro que hoje é reverenciado em todas as partes do globo terrestre ,( ouvi falar que até decepticons são fã do Fusca). 

Para quem gosta de ler sobre o assunto tem um livro que questiona se realmente o projeto foi de Ferdinand, mas é interessante a leitura. O nome do livro; A verdadeira história do fusca: Como Hitler se apropriou da invenção de um gênio judeu.O livro foi escrito pelo pesquisador e jornalista holandês Paul Schilperoord que afirma que na verdade quem desenvolveu o carro foi um engenheiro Judeu chamado Joseph Ganz.


Mas a indústria automobilística e cheia de meias verdades, mas de fato entre as intrigas historias divergentes se criou uma lenda chamada fusca. Varias gerações vão passar e o fusca vai permanecer como um marco na história.

As pessoas  que acompanha esse blog já devem ter visto minha apreciação por esse besouro  de tantas histórias. Mesmo na minha pouca idade já tenho muitas historias para contar desse carro simples mas eficiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário