Temas que trazem benefícios em longo
prazo e em curto prazo devem ser debatidos e discutidos constantemente, um dos
temas poucos falados no Brasil ou vinculado pela grande mídia são os automóveis
não poluentes. O mundo inteiro principalmente a Europa já está até mesmo
incentivando o uso do carro elétrico e no Brasil apenas alguns testes estão
sendo feitos.
Recentemente a cidade de Curitiba capital do estado
do Paraná saio na frente com uma frota de carros elétricos para serviços públicos.
Não é de hoje que a cidade é referencia a nível mundial em projetos ambientais.
Agora com Projeto Curitiba Eco- Elétrico em
parceria com a empresa Renault que dou três carros e com a hidrelétrica Itaipu
de doou três microônibus. Os 13 veículos elétricos que serão utilizados pela
guarda municipal e outros órgãos da prefeitura.
O projeto ainda prevê postos de abastecimento, alem de em conjunto com a Renault e a Hidroelétrica Itaipu desenvolver tecnologias de mobilidade elétrica. Brasília capital do pais também criou um o programa de Mobilidade Elétrica Inteligente (Mob-i). O Brasilia-Ecomóvel é composto por sete veículos e três eletropostos. São três Zoes e um Twizy cedidos pela Itaipu e três Kangoos cedidos pela Renault em regime de comodato por dois anos.
O Twiz até que é bonitinho, motor elétrico,
dianteiro, transversal de 17cv (13 kW) de potência máxima e acelera de 0-80
km/h em 23 segundos.Possui torque de 5,8 Kgfm e tração traseira. Sua autonomia
é de 100 km em ciclo urbano e só tem um marcha.
O
kangoo como o nome continua feio, motor elétrico dianteiro de 60cv (44 KW) de
potência vai de 0-100 km/h em 20,3 segundos. Sua autonomia é de 170 km. Possui
torque de 226 Nm e tração dianteira. A carga útil é de 650 kg e 3 m³ de volume
de carga. O câmbio é automático e uma marcha.
O Zoe e mais bonitinho da turma ,motor elétrico dianteiro é de 88cv (65 kW) de potência de vai de 0-100 km/h em 13,5 segundos. Ele parece pequeno tem 4,08 m de comprimento. Tem autonomia é de 210 km em ciclo misto NEDC. O câmbio adivinha uma marcha. Mas o grande barato desses carros poluição zero.
Em São Paulo o prefeito Fernando Haddad sancionou nesta no mês passado o projeto PL 276/12, do vereador Antonio Donato, que incentiva a utilização de veículos puramente elétricos, híbridos (que unem motores a combustão a elétricos) ou movidos a hidrogênio na cidade de São Paulo (SP).
As autoridades de Curitiba e Brasília
,não estão fazendo nem uma inovação apenas está trazendo dos países já conscientizados
o que lá já ocorre na pratica há algum tempo. Um energia limpa renovável e com
preços bem diferenciados deveria ser bem mais incentivada no Brasil. O pais já está perdendo tempo de
em alterar a classificação tributária dos veículos elétricos e híbridos. No Texas
se oferece até 2.500 dólares de incentivo para compra de veículos elétricos.
Para ser viável a compra seria preciso
reduzir os custos de importação,
e incentivar as montadoras desenvolver
os carros com tecnologia brasileira.
Enquanto países como França e Alemanha cortam seus impostos , por aqui o carro
híbrido e elétrico tem seus preços nas alturas. Como o Ford Fusion custado perto dos R$ 130.000.00. Em Curitiba e Brasília vão posar de evoluídos com carros elétricos na Copa, a energia limpa que devia ser invetivada no Brasil virou comício.
Apenas três pequenos adendos pra ti:
ResponderExcluir- Os motores eletricos puluem sim! Não é querer parecer do contra mas... nossa energia vem de hidroeletricas que, pra funcionar, dependem de imeeeeeensas quantidades de água e, assim, acabam, literalmente, afogando certos meios ambientes...
- As baterias, normalmente de ion-litio (parecida com essas de celular), são extremamente poluentes quando não descartadas de forma correta! Acho que, se massificar o carro eletrico vamos ter sérios problemas a médio prazo.
E... por último, mas não menos importante, lembra-se do Gurgel Itaipú? Em 1974 (!!!) João Amaral Gurgel já tinha desenvolvido um carrinho eletrico totalmente funcional! Mas a bateria na época era demorada demais pra carregar... já imaginou se a Gurgel (empresa) tivesse se mantido ativa até hoje? Certeza que teriamos uma belissima industria automotiva genuínamente nacional!
Enfim, belo post! Abraçs
Verdade bem pensado,antes de produzir em larga escala deve ser pensado como sera feita a coleta destas baterias em desuso. Quanto a Gurgel com certeza seria uma das maiores empresas do Brasil se continua-se com a ideias de energias limpa.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário, Abraços